Pra sair um pouco das postagens sobre minha vida, resolvi fazer algo diferente hoje. Como a maioria de vocês já deve saber nesse final de semana eu fui assistir ao Hyakki Yakou (que eu vou romanizar assim porque foi a primeira leitura que eu
conheci e acho mais sonoro do que “Yagyou”). Confesso que eu não sabia muito sobre o que se tratava e continuo não sabendo, -.-‘ mas fiquei muito empolgado quando soube que aconteceria esse evento. O pouco que sei sobre o Hyakki Yakou
é devido ao fato de eu estar assistindo o animê Nurarihyon no Mago. Quem não
conhece esse animê recomendo muito. Além de ser um shonen porrada sobrenatural bem simples e divertido ele tem toda uma composição estética que remete à arte tradicional japonesa e uma trilha sonora belíssima, com uma música maravilhosa diretamente plagiada da trilha Harry Potter, já amei logo de cara.

Numa tradução livre Hyakki Yakou seria “Caminhada Noturna dos 100 Youkais” (pra quem não sabe o que é Youkai, joga no google, são “demônios” ou “monstros” da mitologia japonesa, mas não confunda com a palavra demônio do cristianismo, os youkais podem ser “bons” ou “maus” de acordo com sua vontade) . O evento aconteceu no dia 20 no 大将軍八神社 (Santuário Daishōgunhachi). O Santuário promoveu a “Cidade Noturna de Youkais”, as lojas da região foram decoradas com estátuas de Youkais e diversas barracas vendendo comida e lembrancinhas foram instaladas na rua por onde a parada seguiria.

Antes do evento começar visitamos o templo. Pra quem queria saber um pouco
sobre os costumes (viu Lídia Harue?) apesar de eu não saber quase nada, vou contar o que me contaram. No santuário tem uma construção com uma corda larga
com um sino no topo. Embaixo da corda tem uma caixinha. Esse é o local das “preces” (não queria usar palavras cristãs, mas fazer o que?), você joga uma
moedinha na caixa (segundo me contaram a de 5 yens é a melhor), balança a corda pra tocar o sino e chamar os deuses depois bate duas palmas e faz o pedido. Eu fiz, foi muito legal.


Youkais
que eu tenho visto nos animês, como o Nurarihyon, a Yuki Onna, KarasumaTengu, Kitsune, etc, etc, etc, é inesquecível, me senti como se estivesse vivendo num animê. No final da fila, após os Youkais vinha um grupo, que eu suponho serem os “exorcistas”, tocando música, como se guiassem a caminhada.

 

As pessoas todas tirando fotos de seus prediletos e muitas crianças morrendo de medo, euri. Entre os participantes da parada, alguns se limitavam em caminhar e acenar para o público, outros movimentavam-se repentinamente em direção às pessoas para assustar, e haviam crianças participando também (ou seriam anões?).


Depois de seguir por cerca de uma hora, tirando fotos e gravando vídeos, os Youkais pararam por um tempo para posar para fotos e após um tempo seguiram para a frente de um hotel, onde dançaram ao som da “banda de exorcistas” e por fim entraram dando fim à caminhada.

Sem mais, vou deixar um link do vídeo que gravei lá: 
http://www.youtube.com/watch?v=8wLFlzU7zzY&feature=plcp

 

 

